• Raphael Menezes

Vocês já se perguntaram o por que de termos cabelo?




Nossos ancestrais primitivos dependiam do cabelo (ou pelos) para aquecimento e proteção, e embora o cabelo não seja mais necessário para sobrevivência, ainda tem um enorme impacto em nossa psicologia.


A importância social do cabelo é surpreendente. Nos anos 1960, o comprimento do cabelo não era apenas uma questão de moda, mas também uma afirmação política.


Algumas religiões insistem na remoção completa dos cabelos, enquanto outras proíbem que ele seja cortado. Em algumas civilizações antigas, o cabelo era um símbolo de poder, enquanto em outras eram considerados um símbolo de sabedoria. Até mesmo nos tempos modernos o significado do cabelo e seu estilo ainda está profundamente enraizada em todas as culturas.


Para que possamos oferecer um bom serviço, é necessário estar sempre estudando sobre o mundo capilar. É fundamental um bom domínio no que estamos fazendo, pois assim conseguimos passar segurança à nossa cliente. Temos vivido tempos difíceis devido a pandemia que assolou o mundo inteiro. E hoje a principal reclamação que chega até nós cabeleireiros tem sido a queda capilar.


Levando em questão o momento que vivemos estamos todos vulneráveis psicologicamente, mas nós, como profissionais da área, devemos nos aprofundar em um diagnóstico mais preciso. A perda de cabelos, seja qual for a causa, afeta profundamente o estado emocional do paciente. É devastadora para qualquer pessoa, independente da sua cultura ou nível intelectual.


O cliente quando chega ao salão pela primeira vez com essa queixa está literalmente angustiado, principalmente quando descobre que pode ser uma doença capilar e muitas das vezes, procura informações na internet e se depara com diversos casos. Seu estado emocional está abalado e a situação fica pior quando o profissional da área da beleza lhe informa que a doença é de fundo emocional. Por isso, a necessidade de um diagnóstico preciso e aprofundando se dar necessário.


Na realidade, foi a perda de cabelos que o deixou psiquicamente alterado, logo a doença é somatopsíquica, e não o contrário. Cabe ao profissional perceber o quanto o cliente está sendo prejudicado psiquicamente pela doença e encaminha-lo a um especialista, não para que trate somente a queda, mas sim lhe dê um equilíbrio emocional, que é essencial para a recuperação desse cliente com relação a queda capilar.


A saúde física e emocional devem estar em equilíbrio para que ele encontre novamente tranquilidade que precisa para prosseguir sua vida cotidiana.


Você, associado Plan Minas, ganha até 20% de desconto em tratamentos no Beauty Space Katiusca Balbi. Cuide do seu cabelo e da sua autoestima!

Entre em contato e agende seu horário.


📍 Avenida João Batista de Carvalho, n 97 – Além Paraíba-MG

☎️ (32)98837-1644

Cabeleira: Katiusca Balbi

Fonte de pesquisa: Tricologista Cris Mendanha

59 visualizações

Posts recentes

Ver tudo