top of page

COMO LIDAR COM O LUTO?



Em primeiro lugar, existem algumas formas de enfrentar o luto, como a psicoterapia, e em alguns casos, a junção com o psiquiatra.

Tenha em mente as seguintes recomendações que podem ajudar a aceitar a ausência da pessoa amada e continuar vivendo no seu ritmo habitual:

Arrasta para o lado ->


1) Aceite o luto. Somente o tempo é capaz de atenuar o sentimento de profunda tristeza que sentimos. Precisamos aceitá-lo e abraçá-lo mesmo diante das emoções e reações negativas.


2) Expresse os sentimentos. É importante compartilhar a dor com pessoas próximas.


3) A vida continua! Tente fazer atividades que te distraiam e que sejam prazerosas, como escutar a sua playlist favorita. A música tem o poder de elevar o astral, e provoca no cérebro a liberação de dopamina!


4) Assista os seguintes filmes:

PS EU TE AMO;

REINE SOBRE MIM;

CIDADE DOS ANJOS;

NOSSO LAR.


5) Procure apoio, e o principal: cuide-se!

A verdade é que o luto precisa ser respeitado. Ele não é uma pendência de vida que deve ser resolvida. Sendo assim, viva essa fase e prepare-se para seguir em frente. Você pode aproveitar até as redes sociais ainda para homenagear alguém querido, e não tenha vergonha de pedir ajuda aos amigos e familiares, ter uma companhia nessas horas é essencial.


Conte com nossa ajuda!


Por Thais Donadone, parceira PLAN MINAS.

Psicóloga EMDR



28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


003.png
bottom of page